Participação do movimento social brasileiro discutido em Salvador

De mãos dadas pelo planeta
Arquivo JBO/MaurícioMaron

Será realizado, nos dias 22, 23 e 24 de janeiro de 2015, o Seminário Internacional “FSM Rumo a Túnis”. O evento é promovido por diversas entidades do movimento social baiano e brasileiro, e irá ocorrer na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, em Salvador. A atividade é gratuita e contará com a participação de organizações de todo o Brasil, além de palestrantes internacionais.

O objetivo do Seminário “FSM Rumo a Túnis” é discutir o atual papel do Fórum Social Mundial e a participação do movimento social brasileiro no próximo FSM, que mais uma vez será realizado em Túnis, na Tunísia, de 24 a 28 de março. O encontro dá sequência ao processo brasileiro de discussões sobre os rumos do FSM no país. Será o momento de intercambiar as agendas nacionais, bem como estabelecer critérios, facilitar e apoiar a formação e participação da delegação brasileira para o próximo FSM.

O Seminário começa no dia 22 de janeiro, às 13:30h, com apresentações culturais, seguido de uma mesa de abertura que irá contar com representantes dos movimentos sociais e do poder público estadual e nacional. No dia 23, o evento se inicia às 9 horas e segue até às 18 horas, contando com a participação de representantes de organizações baianas e brasileiras, além de integrantes dos comitês organizadores tunisianos e magrebino do FSM 2015 e do grupo de trabalho do Fórum Mundial de Mídia Livre. No dia 24, das 9 às 18 horas, as entidades se reunirão para elaborar propostas de atividades para serem apresentadas em Túnis, durante o FSM.

O encontro fará um histórico do Fórum e discutirá o seu atual papel para os movimentos sociais. Além disso, debaterá propostas de atividades para as delegações brasileiras que forem participar do FSM, em março, na Tunísia.

Para Damien Hazard, coordenador da Vida Brasil e membro do Conselho Internacional do FSM, o Fórum Social é o maior encontro mundial da sociedade civil, o que traz para as organizações brasileiras “uma responsabilidade histórica nesse inédito processe de articulação, iniciado em Porto Alegre, em 2001, e que virou símbolo na luta por um outro mundo possível, socialmente justo e ambientalmente sustentável”. Para Damien, o Seminário “FSM rumo a Túnis” será um momento importante para os movimentos sociais se mobilizarem e debaterem o próprio FSM.

Mais informações sobre o evento: fsm2015coletivobahia@gmail.com, (71) 3321-4688/4382 (Associação Vida Brasil) e www.facebook.com/fsmba.

FSM 2015Com mais de uma década de existência, o FSM continua sendo um lugar de encontro das vozes que reivindicam “Outro Mundo Possível”, articulam resistências e constroem alternativas. É um processo em discussão e recriação do qual as organizações brasileiras têm se empenhado em participar.

No FSM 2015 estarão novamente em pauta as alternativas dos movimentos sociais para um mundo mergulhado em crise. Será um encontro da resistência às pressões conservadoras que atingem também o Brasil, sobrepondo interesses financeiros aos direitos humanos e sociais, assim como os interesses das grandes corporações e do agronegócio aos direitos da terra, dos seus trabalhadores e dos povos tradicionais.